quarta-feira, 25 de março de 2015

Um paraíso chamado Cinqueterre!

Patrimonio da Humanidade, os cinco vilarejos de pescadores, encravados entre os rochedos e o mar da Ligúria, são realmente maravilhosos !  A melhor notícia é que dá para visitá-los num só dia!  
Riomaggiore - Manarola - Corniglia - Vernazza e Monterosso. Vamos passear ?

Manarola - Uma das cinco "terre" iluminada pelo pôr-do-sol

A base é a cidade de La Spezia - chegando de carro, estacionamento disponível na Stazione Centrale e nos arredores (mais baratos!). Para visitar as "terre", na minha opinião a melhor pedida é ir de trem e voltar de barco, assim podemos vê-las de vários ângulos! Fizemos isso dois anos atrás, mas dessa vez preferimos voltar também de trem para ver o pôr-do-sol em Manarola, um verdadeiro espetáculo!


Na estação de La Spezia compre o "Cinqueterre Card" TRENO - ( preço atual €. 12,00)  - inclui as passagens do trem "40 Km" que saindo de La Spezia pára em cada uma das "terre" + o ônibus que da estação de Corniglia leva até o centro histórico que fica a 360 degraus do mar... ufa! + o ingresso nos monumentos e nas trilhas que ligam as "terre".  

A direção do trem saindo da estação de La Spezia é sempre "Sestri Levante" ou "Levanto". Atenção! O retorno de barco não está incluso!

Voltando de barco: Se a sua escolha for voltar de barco, pegue o "Trem 40 Km" na estação de La Spezia e pare na primeira "terre", Riomaggiore e daí vá descendo em cada uma delas, até chegar em Monterosso, onde ao final da visita, se embarca com destino à La Spezia.  Atenção! o horário de retorno do barco muda a cada estação do ano, confira Aqui! - o valor atualmente é € 15,00.

As "terre" também são ligadas por trilhas, num percurso conhecido como "Sentiero Azzuro", a maioria delas debruçadas no mar. Atualmente, por motivos de segurança,  a única parte aberta é a que liga Monterosso à Vernazza. A mais famosa, a "Via dell'Amore" está fechada desde 2012 quando uma grande rocha rolou e atingiu 4 turistas australianas, que ficaram gravemente feridas.

Saímos de La Spezia com o "Trem 40 Km" e fomos direto para Monterosso a última "terre" e única com praia de areia. Dessa vez com muito mais calma pudemos apreciar a maior de todas elas. 
 Seguimos da estação em direção ao centro e ao invés de entrarmos no túnel para cortar caminho subimos para o Convento dos Frades Capuchinhos. Lá em cima a singela igrejinha de São Francisco de Assis, uma das mais lindas que já vi!  Isso foi o que encontramos pelo caminho.... DIVINO!

 Essa é uma residência, imaginem a vista!!!




 A igrejinha de São Francisco em Monterosso - Quando entramos não tinha ninguém só se ouvia o cântico dos frades - Uma emoção! 

 Da igrejinha descemos em direção ao centro e passeamos pelas vielas de Monterosso, com seus bares,restaurantes, lojinhas, enotecas... Hum! Uma perdição! 


 Fachada típica das casas lígures - janelas e parapeitos "falsos"

 Igreja de São João Batista

Devo dizer que não somente aqui na Ligúria mas em toda a Itália o sorvete é obrigatório - eles são mestres nessa arte! 

A Enoteca Internazionale tem uma grande variedade de vinhos - Não deixe de experimentar o "Schiacchetrá" - vinho doce e frutado produzido nas colinas das "terre"!

Qualquer pedacinho de terra por aqui é aproveitado!  Daqui sai o Sciacchetrá!

 Pegamos novamente o trem e descemos em Vernazza - dita a mais bonita de todas, eu ainda não consegui me decidir, pois cada uma tem o seu charme e me encanta de maneira diferente!

 Quebra-mar em Vernazza
 E a primavera vem esverdeando as árvores

Ainda em Vernazza subimos no Castello Doria de onde se tem uma vista espetacular - Dá prá ver à esquerda Corniglia e à direita Monterosso. Até chegar lá, perdi a conta dos degraus, são muitos e íngremes, mas a vista é "mozzafiatto" como dizem por aqui! (de tirar o fôlego)
 Da estação de Corniglia avistamos Manarola e pegamos o ônibus - por aqui chamado "navetta" para subirmos até o centro histórico.

 A linda Corniglia e os seus vinhedos ... mais "Sciacchetrá" 
 Não deixe de ir ao "Belvedere" - mirante de Corniglia - Além da paisagem DIVINA as gaivotas dão um show! 


 A primavera mostra todas as suas cores por aqui.  Que maravilha! É a minha estação preferida !
 São de verdade, viu ?
Limão tipo siciliano - perfumadíssimo!

 Chegamos em Manarola justinho para o pôr-do-sol!
 Aqui se estacionam os barcos na frente das casas!

 O Mar Tirreno apesar de se encontrar com o Mediterrâneo tem uma cor completamente diferente - um azul-esverdeado maravilhoso!
 E começa o espetáculo !



E assim ficou Manarola iluminada pelo pôr-do-sol. Ficamos tão deslumbrados com esse espetáculo que não quisemos sair daqui. Dessa vez "pulamos" Riomaggiore - 

Abaixo algumas fotos que fizemos lá em Junho de 2013.
 Dudinha chegando em Riomaggiore - Junho 2013

Revendo essas fotos, constato que melhoramos em muito o nosso "olhar" e concluo que esse blog nos inspira !  
Fotos:Buongiorno Itália!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui !