quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Segurança - Cuidados que devemos tomar

Por aqui a situação é bem mais tranquila do que no Brasil, nunca ouvi falar de assaltos à mão armada, por exemplo, mas principalmente nas grandes cidades, em locais turísticos que estão sempre mais cheios e nos trens do metrô acontecem alguns episódios de furto. 

Outro lugar que sempre recomendo mais atenção é nas estações de trem, que geralmente é ponto de encontro de pessoas mal intencionadas, aquelas que aplicam os golpes da mala, da passagem, etc.


Foto:www.repubblica.it  
Estação Roma Termini - sempre super movimentada

Por isso, olho vivo! 

Mantenha as bolsas e mochilas bem fechadas, melhor carregá-las na frente do corpo e não deixem celulares nem dinheiro nos bolsos. 

Não aceite ajuda de estranhos e se for abordado por alguém de quem desconfie ou algum vendedor ambulante, daqueles que querem te dar de presente alguma coisa, não dê conversa, não se intimide, diga um firme "NO GRAZIE" e não hesite em chamar um policial!

Normalmente as estações de trem e de metrô, bem como os locais turísticos são bem policiados.


A  movimentadíssima Piazza di Spagna em Roma

De todas as cidades, acho que Roma é a que merece mais atenção, nesse sentido. O número de imigrantes perambulando pelas ruas é notoriamente maior do que em outras cidades..... 

Ano passado um amigo foi roubado quando estava embarcando num trem do metrô da capital. Minutos antes ele tinha tirado do bolso da calça um pacote de dinheiro (não quis deixar no hotel) para comprar o bilhete e recolocou no mesmo lugar... algum esperto viu e se aproveitou do empurra-empurra para entrar no trem e levou a grana. Ele só percebeu algumas horas depois quando foi comprar um sorvete no parque.

Mas não fiquem assustados, como já disse, são episódios que acontecem esporadicamente e a turistas desavisados... nada de stress! 

Um comentário:

Comente aqui !