domingo, 4 de janeiro de 2015

Estrada do óleo e do vinho

Em 1999 foi constituída a Estrada do Vinho e do Óleo de Lucca - Montecarlo e Versilia, um percurso eno-turístico de puro deleite entre vinícolas e moinhos e oliva. 


A atividade vinícola no território de Montecarlo que inicialmente se chamava Coste di Vivinaio (Via do Vinho),  foi documentada pela primeira vez em 846 d.C.  Durante o século XIV o vinho de Montecarlo atingia no mercado de Florença preço superior a qualquer outro vinho. 

O Trebbiano de Montecarlo agradava aos monges, duques e papas. Era o vinho servido na Casa Médici, nas cantinas do Papa Gregório VII e nas festividades da igreja. Em 1930 foi o escolhido para as núpcias do Príncipe Umberto de Savoia e Maria José.  

Um decreto do presidente da república em 1969 reconheceu a Denominação de Origem Controlada - DOC ao vinho branco de Montecarlo e em 1985 ao vinho tinto.

Para o Montecarlo Bianco - é prevista a presença das seguintes uvas: Trebbiano Toscano - Semillon - Pinot Gris e Bianco - Vermentino - Sauvignon e Roussanne.

Para o Montecarlo Rosso: Sangiovese - Canaiolo Nero - Colorino - Malvasia Nera - Syrah - Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Tem ainda a denominação "Reserva" para o Montecarlo Rosso quando o vinho provém de uvas que assegurem um grau alcoolométrico total mínimo de 11,5% e é submetido a um período de envelhecimento não inferior a dois anos, dos quais 6 meses engarrafado.

A FESTA DO VINHO DE MONTECARLO QUE EM 2017 COMPLETARÁ 50 ANOS ACONTECE TODOS OS ANOS NOS PRIMEIROS 10 DIAS DE SETEMBRO. A cidade conta com 3.700 habitantes e está a 21 Km de Lucca.


Foto: www,buonamico.it

Concordo plenamente !!!


Montecarlo foi no século XIV um presídio estratégico nas guerras entre Lucca, Pisa e Florença - A cidade fundada por Carlo IV da Boemia cresceu ao redor da Fortaleza do Cerruglio.

Campanário da Igreja de Santo André

Portas de acesso





 Campanário da Igreja de Santo André


Praça principal com mirante


Centro



Homenagem aos soldados mortos e desaparecidos na 2ª guerra mundial

 Oliveiras

 Hoje falamos só de vinho... estou preparando o post do Óleo de Oliva de Montecarlo

Os caminhos da Toscana 

Os ciprestes que amoooo !

Fotos: Buongiorno Itália!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui !