segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Como se viajava antes da era digital


Foto: www.varig-airlines.com
Estávamos eu e meu marido, essa semana lembrando como viajámos antigamente. Realmete antes da era digital era tudo muito diferente! Prá começar os preços das passagens aéreas eram muito mais altos, tínhamos menos opções de vôos mas em compensação equipamentos mais confortáveis. Adorava o MD11 com a configuração 2x5x2 - pedia sempre o meu assento no meio, assim caso não tivesse lotado, o que era comum, poderia me esticar nas cinco poltronas centrais. E para mim era super cômodo pois fazia direto Salvador- Frankfurt!


 Reparem nos talheres e guardanapos - Foto: www.varig-airlines.com

Foto: www.varig-airlines.com
E o menu? Sim! Podíamos escolher entre duas ou três opções de pratos quentes, acompanhados de salada, pão, frutas, sobremesa, chocolate e bebida à vontade, inclusive champagne,  e tudo isso na classe econômica! 


Foto: www.varig-airlines.com

Foto: www.varig-airlines.com
Comprávamos os bilhetes (físicos) e reservávamos hotéis em agências de viagens, geralmente indicadas por amigos, sem a possibilidade de confrontar preços (o que não fazia tanta diferença pois sem concorrência...)   E ai de quem os perdesse, ou esquecesse em casa: não embarcava ou não se hospedava! Hoje basta apresentar um documento com foto, check-in on-line... e tudo resolvido! 

Foto: www.varig-airlines.com

Foto: www.varig-airlines.com
Lembram que era permitido fumar à bordo??


Como é que suportávamos as horas de espera nas salas de embarque sem internet ? Munidos de livros e revistas escolhidos à dedo, que às vezes eram trocados por um bom papo com o vizinho de assento... aliás essa era uma viagem à parte:  Comigo sempre acontecia o que chamo de "terapia de alto nível" - a pessoa passava o vôo inteiro conversando, contando coisas íntimas  e quando o avião aterrissava se despedia sem nem trocar contatos ... e claro! Essa era uma via de mão dupla! Lembro de tantas histórias de gente que nunca mais vi! 

Chegamos? Como fazíamos sem GPS? Mapas de papel com letrinhas minúsculas que chegavam ao final da viagem amarrotados, riscados, sujinhos.... Os roteiros?  Dicas anotadas por um amigo "viajante", guias pesadíssimos com no mínimo 500 páginas... Ah! Que maravilha os zilhões de blogs e vídeos de viagem, os tours virtuais... como diz um blogueiro de viagem espanhol: "Se Marco Polo fosse vivo, teria um blog !!" 

Sem os celulares a saída eram os telefones públicos e só mesmo para dizer "Oi! Cheguei ! Está tudo bem! Bjos!" porque era muito carooooo!!!



Fotografia? kkkk Que maravilha lembrar disso! Filmes Kodak de 36 poses pois era mais vantajoso! Gastávamos uma grana para revelar as fotos que nem sempre saiam boas e às vezes não saiam mesmo, porque o filme emperrava! kkkkkk.... Passei uma época fazendo "slides"... na hora de exibir, uma tortura para os "convidados", tadinhos! Mas acho que apreciávamos mais tudo o que víamos sem a frenesia de fotografar e jogar na rede instantaneamente... depois de tudo curtido com muita calma, passávamos numa agência de correios para enviar cartões-postais que sempre chegavam muito depois de nós!  Que saudades!


Perdemos algumas coisas, ganhamos outras, mas viajar continua sendo das coisas que me dão mais prazer na vida! Ainda bem que ainda tem muito lugar para se conhecer nesse mundo!


VAMOS VIAJAR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui !